5 Dicas para não zerar nota no ENEM!

O Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido como Enem, é uma das provas mais importantes do Brasil. Funciona como vestibular para muitas instituições e pré requisito para o Fies e Prouni.

enem-4

Não zerar nota no ENEM 2017 é de extrema importância para quem quer seguir no ensino superior e não é tão complicado assim. Reunimos a seguir boas dicas para não zerar a nota do Enem e conseguir entrar em uma universidade ou faculdade.

Cinco dicas para não zerar nota no ENEM

Se não conhece uma matéria, marque apenas uma letra

Todas as provas de concursos costumam distribuir aleatoriamente o gabarito das questões entre as letras de uma disciplina. Estatisticamente ‘chutando’ uma única letra você tem mais chances de não zerar a prova que buscar alternativas diferenciadas.

Confira seu tipo de prova mais uma vez antes de marcar o gabarito

Na capa do caderno está escrito o seu tipo de prova de acordo com o ano do exame. No momento de marcar confira mais uma vez e selecione o tipo correto no gabarito. Você não tem ideia da quantidade de alunos com nota baixa ou zerada porque escolheu o tipo errado de prova e enviou para a correção.

enem-2

Ainda em relação ao gabarito é importante reservar um tempo apenas para a sua marcação.

É comum bons alunos não conseguirem passar as respostas porque finalizaram a prova tarde e acabam tirando zero no Enem. Uma alternativa é ir marcando por matéria para ganhar tempo e não esquecer de nenhuma resposta.

Treine respondendo provas anteriores

Conhecer o tipo de prova é de extrema importância para aprender a como marcar a opção correta. Para fugir de ‘cascas de banana’ é preciso saber como a banca trabalha, qual o estilo da prova.

enem-3

Faça treinos pontuais tanto com o tempo de prova como com o tipo de questão. Imprima uma prova do Enem anterior e marque o tempo que leva para resolvê-la, assim garante estar treinado para finalizar o teste durante o período proposto e não entregar o gabarito em branco.

Jamais marque a primeira alternativa sem ler as demais

Os elaboradores de provas adoram colocar alternativas semelhantes para confundir o aluno. Leia as cinco opções e só depois marque no gabarito.

Atenção especial à sua redação

Redação com nota zero é perda total da prova. Ao contrário do que muitos alunos pensam não é tão complicado assim se manter em uma nota mínima na redação, apenas é preciso atenção ao conteúdo. São boas dicas:

enem-1

  • Ficar entre três e quatro parágrafos com estrutura simples: no primeiro você fala um pouco sobre o tema, no segundo dá os pontos positivos, no terceiro os negativos e no quarto uma conclusão com opinião pessoal
  • Não use a primeira pessoa. Exemplo: “eu acho que o mundo poderia ser…”. Prefira: “O mundo poderia ser…”
  • Use apenas palavras que tiver certeza do significado
  • Capriche na ortografia, revisando o rascunho mais de uma vez
  • Use letra cursiva. Uso de letra de forma é zero na hora
  • Use letra legível. Se o revisor não conseguir ler também é nota zero.