Causas para o Cancelamento do Bolsa Familia

Programas do Governo Federal como o Bolsa Família são voltados para ajudar família de baixa renda e extrema pobreza no Brasil.

bolsa-familia-2

O Bolsa Família funciona, mas sempre há fraudes comum na relação de seres humanos e dinheiro. Para evitar esse tipo de problema, e para que mais pessoas possam ser beneficiadas, quem burla as regras pode sofrer com o cancelamento do seu Bolsa Família. Saiba mais!

O Programa Bolsa Família

Tivemos por décadas números alarmantes do país no circuito da fama com brasileiros morrendo de desnutrição todos os dias.

O Bolsa Família, criado durante o Governo Lula em sua primeira gestão, veio como proposta de mudar esse quadro ajudando financeiramente famílias em estado de extrema pobreza e baixa renda.

bolsa-familia-1

Ao contrário do que alguns podem imaginar, o projeto não é pioneiro. Já tivemos um ensaio com Fernando Collor de Mello com o vale gás com proposta semelhante que estava sendo organizado.

O Vale Gás estava sendo executado em algumas regiões para se tornar eficiente. Mas foi realmente há 12 anos atrás que o projeto ganhou forma e se tornou uma referência no mundo em assistencialismo.

Por qual motivo posso ter meu Bolsa Família cancelado?

O Bolsa Família pode ser cancelado se:

  • for constatado que o beneficiário tem uma renda superior a exigida no programa
  • se for acumulado mais de dois benefícios somando mais de R$ 170 por pessoa
  • o benefício para a grávida ultrapassar 9 meses – cancelamento automático
  • o menor de 17 anos completar 18 anos – cancelamento automático
  • o beneficiário de 0 a 6 meses completar a idade limite do benefício de lactação
  • o beneficiário começar a ter renda após o início dos pagamentos – iniciar em um emprego
  • os documentos entregues são falsos ou fraudados
  • não houver saques na conta do benefício

Em todos os casos acima o cartão é invalidade e não haverá mais pagamentos mensais. No caso de seis meses sem sacar o pagamento entende-se que o beneficiário está sem acesso à conta e não poderá receber o valor mensal. O pagamento é suspenso e deve-se procurar uma agência da caixa para regularizar o problema.

Bolsa família cancelada, posso entrar no programa de novo?

Depende do motivo do cancelamento. Caso seja um erro de informação você pode voltar mais uma vez ao local de cadastro com documentos de comprovante de residência e renda (ou ausência dela) atualizados e pedir uma revisão do seu caso.

bolsa-familia-4

Em caso de fraude de informação o benefício é cancelado e não há como pedir novamente.

Meu pagamento do Bolsa Família foi suspenso. O que pode ser?

O programa tem continuidade de dois anos de bolsa assegurada. Caso esse período seja ultrapassado a bolsa é suspensa para um recadastramento do beneficiário.

Esta é a forma mais segura que o governo achou de não manter membros recebendo o valor que já deveriam ter tipo o pagamento suspenso. Muitos começam a trabalhar e não voltam para cancelar o benefício e o período de 24 meses ajuda em tais casos.

Seu seu pagamento foi suspenso é só programar uma unidade de cadastramento do Bolsa Família (no geral a mesma que você se inscreveu) com seus documentos. Informe sua situação financeira atual e caso ainda se enquadre no programa deve continuar recebendo o pagamento.